Atualmente há uma crescente necessidade das organizações se tornarem competitivas (ou aumentarem seu grau de competitividade), adotando novos métodos e processos, para continuar evoluindo continuamente e garantir o crescimento e sobrevivência futuros. Somente as organizações que responderem às necessidades de mudanças contínuas e as que forem capazes de continuar se transformando conforme o ambiente e desafios de mercado é que conseguirão fazer as transformações necessárias para crescer com sucesso.

De início, toda organização se concentra em seus processos de produção, em seu produto e qualidade do produto. Garantir a qualidade do produto era o trabalho dos especialistas em qualidade e o envolvimento da alta gerência talvez se limitasse a adoção de políticas e práticas de qualidade. No entanto, com as mudanças no mundo, que abrangem a revolução tecnológica da informação, a globalização e outros fatores, todo o conceito de continuidade de negócios sofreu uma mudança de 360 ​​graus.

As lendárias organizações como IBM, Hewlett-Packard, Xerox e General Eletric... se reinventaram para se concentrar nos clientes e também na melhoria dos processos internos de negócios, reinventando toda a organização. Isso resultou na criação de uma nova cultura nas empresas. A maneira como a Organização percebe e valoriza seus processos, pessoas, sistemas e todas as outras informações também mudou, juntamente com o seu compromisso e proposta de valor para os Clientes.

Finalmente, o que todas essas mudanças significam para as empresas? As organizações que tiveram sucesso em evoluir como novas entidades e se concentraram em seus processos de negócios criaram fluxos de lucro a longo prazo e agregaram lucratividade à Companhia, enquanto aquelas que não atendiam à necessidade de mudança ficaram para trás na corrida.

Sabe-se que japoneses, taiwaneses, coreanos, chineses e indianos assumiram o controle de seus setores manufatureiros e de serviços. Os japoneses conseguiram invadir o mercado automobilístico dos EUA, introduzindo rapidamente novas adaptações, novos designs e experiência aprimorada do cliente, enquanto as empresas de outros países ficaram para trás em termos de adaptação às mudanças. Mesmo no setor de serviços, as empresas indianas conseguiram superar o desempenho de muitos países ao adaptar-se às necessidades dos clientes.

Portanto, é muito claro que toda organização precisa trabalhar para melhorar seu processo de negócios o tempo todo e isso não é de responsabilidade apenas dos gerentes de linha ou de staff (consultoria e assessoria), mas também de responsabilidade dos altos executivos que dirigem as organizações.

As melhorias nos processos de negócios geram benefícios gerais em todas as áreas funcionais de uma empresa. Ajuda a criar processos de negócios confiáveis, capazes de suportar o crescimento, altos volumes e pressões competitivas, bem como mudanças no mercado e no ambiente próximo e remoto da empresa. As melhorias em processos ajudam a reduzir custos e incrementar os resultados, aumentam a eficiência dos processos de fabricação, otimiza a cadeia de suprimentos e a aumenta a participação da empresa no mercado, o que melhora a reputação da Organização junto ao mercado e seus clientes. Além disso, a melhoria de processos ajuda a construir a cultura organizacional, melhora o moral dos funcionários e cria uma organização mais competitiva (frente os concorrentes) e mais receptiva (com os clientes e colaboradores). Mais importante, a Melhoria de Processos ajuda a identificar em que e onde a Organização precisa se concentrar, onde maximizar os investimentos e construir estruturas mais enxutas, altamente competitivas e flexíveis.