O que é auditoria contábil?

Auditoria consiste no exame de documentos, livros, registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo às normas apropriadas verificando se as demonstrações representam a situação nelas demonstradas de acordo com as normas e princípios contábeis.


A auditoria contábil é um serviço que busca analisar e validar os eventos econômicos de uma empresa e a forma como eles impactam no seu patrimônio. A auditoria contábil oferece ao empreendedor uma visão ampla e transparente a respeito da saúde financeira da sua própria empresa.

A auditoria contábil nada mais é do que ações que visam verificar a situação financeira de determinado negócio ou empresa. O gestor que tiver interesse poderá entrar em contato com uma empresa de contabilidade ou um especialista para solicitar tal serviço.

Através da auditoria, é certificado, com exatidão, se o controle interno tem sido eficiente e se há algum tipo de fraude ou irregularidade na gestão vigente. Para tal, o profissional designado de realizar a auditoria irá analisar documentos, registros, livros e fontes externas e internas, atrás de informações.

Outrossim, o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, bem como a demonstração do que houver de resultado de caixa também será analisado. Portanto, a auditoria contábil torna-se fundamental para qualquer empreendedor responsável, que precise conhecer a situação real do seu empreendimento.

A função do auditor é a de verificar, analisar e validar as contas da empresa conforme as normas brasileiras de contabilidade. Além disso, o auditor deve emitir um relatório com suas conclusões sobre as demonstrações financeiras auditadas.


Por que fazer uma auditoria contábil?

A auditoria contábil tem vários objetivos, entre eles:

- Verificar se os registros e as demonstrações contábeis estão de acordo com os princípios e as normas de contabilidade;

- Emitir um parecer sobre a situação econômico-financeira do patrimônio da empresa, os resultados do período auditado e as demais informações relevantes;

- Detectar erros, fraudes ou irregularidades nas operações contábeis e nos controles internos da empresa;

- Sugerir melhorias nos processos, nas práticas e nas políticas contábeis da empresa;

- Aumentar a confiança dos investidores, dos acionistas, dos credores, dos fornecedores e dos clientes na credibilidade das informações contábeis da empresa;

- Cumprir exigências legais, fiscais ou regulatórias que demandam uma auditoria contábil.


Como funciona uma auditoria contábil?

A auditoria contábil pode ser realizada por um profissional interno ou externo à empresa. O profissional interno é aquele que faz parte do quadro de funcionários da empresa e tem como função acompanhar e avaliar continuamente as atividades contábeis da organização. O profissional externo é aquele que é contratado por uma empresa de auditoria independente ou por um contador autônomo para realizar um exame pontual das informações contábeis da empresa.

O processo de auditoria contábil envolve as seguintes etapas:

- Planejamento: o auditor define o escopo, os objetivos, os procedimentos, o cronograma e os recursos necessários para realizar a auditoria;

- Execução: o auditor coleta evidências através de inspeções, observações, entrevistas, questionários, testes e análises dos documentos e registros contábeis da empresa;

- Conclusão: o auditor elabora um relatório com os achados, as constatações, as recomendações e o parecer sobre a situação das informações contábeis da empresa;

- Comunicação: o auditor apresenta o relatório aos interessados (gestores, acionistas, órgãos reguladores etc.) e discute os resultados obtidos.


Quais são os benefícios de uma auditoria contábil?

Uma auditoria contábil traz vários benefícios para a empresa auditada, tais como:

- Melhorar a qualidade das informações contábeis e facilitar a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis;

- Identificar pontos fortes e fracos nos processos e nos sistemas contábeis da empresa e propor soluções para corrigir ou prevenir problemas;

- Reduzir riscos de erros ou fraudes nas operações financeiras.


Tipos de auditoria contábil

A auditoria contábil pode ser realizada sob diversos aspectos da empresa. Ela pode ser: 

- Administrativa: contribui para a redução da ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade;

- Patrimonial: possibilita melhor controle de bens, direitos e obrigações;

- Fiscal: auxilia no cumprimento das obrigações fiscais, resguardando o patrimônio contra possíveis penalidades;

- Técnica: contribui para a eficiência dos serviços contábeis;

- Financeira: verifica se os recursos financeiros estão sendo utilizados de forma adequada e rentável;

- Econômica: avalia se os resultados econômicos estão sendo alcançados de acordo com os objetivos estratégicos;

- Ética: verifica se as práticas contábeis estão em conformidade com os princípios éticos e legais;

- Social: analisa se as atividades da empresa estão gerando benefícios sociais, como emprego, renda e responsabilidade ambiental.

Cada tipo de auditoria tem uma finalidade específica e pode ser solicitada por diferentes partes interessadas na empresa, como gestores, acionistas, investidores, fornecedores, clientes, governo etc.


Como escolher o tipo de auditoria mais adequado?

Para escolher o tipo de auditoria mais adequado para sua empresa, é preciso considerar alguns fatores, 

como:

- O porte e o ramo da empresa;

- Os objetivos e as metas da gestão;

- Os riscos e as oportunidades do negócio;

- As exigências legais e regulatórias do setor;

- As expectativas dos stakeholders internos e externos;

Além disso, é importante contar com uma equipe qualificada e experiente para realizar a auditoria, seja ela interna ou externa.

A auditoria é um processo que visa verificar a conformidade, a eficácia e a transparência das atividades de uma organização, seja ela pública ou privada. A auditoria pode ser realizada por profissionais internos ou externos à organização, dependendo do objetivo e do escopo da avaliação.

A auditoria interna é aquela realizada por um profissional próprio da organização, que tem como função examinar os processos empresariais e identificar oportunidades de melhoria, riscos e falhas. A auditoria interna tem um caráter preventivo e consultivo, pois busca auxiliar a gestão na tomada de decisões e na implementação de controles internos.

A auditoria externa é aquela realizada por um profissional independente, que não possui vínculos com a organização auditada. A auditoria externa tem como objetivo emitir uma opinião ou um parecer sobre as demonstrações contábeis da organização, atestando se elas representam adequadamente a sua situação financeira e patrimonial. A auditoria externa tem um caráter fiscalizador e normativo, pois busca assegurar aos usuários das informações (como investidores, credores, acionistas) a confiabilidade dos dados apresentados.


As principais diferenças entre a auditoria interna e externa são:

- O foco: A auditoria interna se concentra nos processos operacionais da organização, enquanto a auditoria externa se concentra nas demonstrações contábeis da organização.

- O cliente: A auditoria interna atende aos interesses da própria organização auditada, enquanto a auditoria externa atende aos interesses dos usuários externos das informações auditadas.

- A independência: A auditoria interna está subordinada à gestão da organização auditada, enquanto a auditoria externa está subordinada às normas profissionais e aos órgãos reguladores do mercado.

- A periodicidade: A auditoria interna pode ser realizada de forma contínua ou periódica, conforme o planejamento da gestão da organização auditada. Já a auditoria externa é realizada anualmente ou semestralmente para acompanhar o encerramento do exercício social.


Ambas as modalidades de auditoria são importantes para garantir o bom funcionamento de uma organização. A auditoria interna contribui para o aprimoramento dos processos internos e para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Já a auditoria externa contribui para o fortalecimento da governança corporativa e para o aumento da confiança perante os stakeholders.

Portanto, é recomendável que as organizações busquem realizar tanto a auditoria interna quanto a externa em suas atividades. Para isso, é necessário contar com profissionais qualificados e capacitados para executar os trabalhos de forma ética e competente.


Referências

https://www.contabeis.com.br/artigos/1846/auditoria-interna-e-auditoria-externa-quais-as-diferencas/

https://www.treasy.com.br/blog/auditoria-interna-x-auditoria-externa/

https://www.sgsgroup.com.br/pt-br/news/2019/11/auditoria-interna-e-externa