O QFD (Quality Function Deployment ou Desdobramento da Função Qualidade) foi desenvolvido no Japão, na década de 1960, pelos professores Shigeru Mizuno e Yoji Akao. Na época, o controle estatístico da qualidade, que foi introduzido após a Segunda Guerra Mundial, havia tomado raízes na indústria de manufatura japonesa, e as atividades de qualidade foram sendo integradas com os ensinamentos de estudiosos notáveis ​​como o Dr. Juran, o Dr. Kaoru Ishikawa, e Dr. Feigenbaum, que enfatizaram a importância de fazer o controle de qualidade parte da gestão de negócios, que se tornou conhecido como TQC e TQM (Controle da Qualidade Total e Gerenciamento da Qualidade Total).

O objetivo dos professores Mizuno e Akao foi desenvolver um método de garantia de qualidade que desenhe a satisfação do cliente, e o controle da qualidade em um produto, e a fixação de um problema durante ou após a fabricação.


 O primeiro grande passo foi apresentado em 1966, por Kiyotaka Oshiumi, em um fábrica de pneus, a Bridgestone no Japão, que usou um processo de garantia de itens diagrama espinha de peixe para identificar cada exigência do cliente (efeito) e identificar as características do projeto de substituição de qualidade, e fatores do processo (causas) necessários para controlar e medir.

 Em 1972, com a aplicação do QFD para o desenho de um navio petroleiro na Estaleiros Kobe, a Mitsubishi Heavy Industry passou a utilizar fortemente o  o diagrama de espinha de peixe. Uma vez que os efeitos compartilham causas múltiplas, os diagramas espinha de peixe poderiam ser transformados em uma planilha ou formato de matriz com as linhas com efeitos desejados de satisfação do cliente, e as colunas são as causas de variações controláveis e mensuráveis.

 Ao mesmo tempo, Katsuyoshi Ishihara introduziu os princípios da engenharia de valor para descrever como um produto e seus componentes funcionam. Ele ampliou essa técnica para descrever funções empresariais necessárias para garantir a qualidade do processo e do projeto em si.

Da fusão com estas novas ideias, o QFD se tornou o sistema de design global da qualidade de produto e processo de negócios.

 A introdução do QFD para a América e Europa começou em 1983, quando a American Society for Quality Control publicou o trabalho de Akao, "Progresso Qualidade e Pesquisa" de Cambridge (hoje Kaizen Institute) Akao convidou para ministrar um seminário QFD em Chicago. Este foi seguido pelo QFD várias palestras para o público americano patrocinado por Bob King e GOAL / QPC , em Boston.

 O Japão continuou a empurrar o envelope de aplicações QFD através de um curso sobre QFD, Sub-Comité de Investigação da União de Cientistas e Engenheiros Japoneses (JUSE), e seu QFD Simpósio anual foi criado em 1993. Ele sediou o primeiro Simpósio Internacional sobre QFD, e um membro fundador do Conselho Internacional para o QFD.

 Hoje, QFD continua a inspirar um forte interesse em todo o mundo, gerando sempre novas aplicações, profissionais e investigadores a cada ano. Os países que realizaram QFD Simpósio nacionais e internacionais até hoje incluem os EUA, Japão, Suécia, Alemanha, Austrália, Brasil e Turquia.